FAZENDO PIRRAÇA COM A VIDA!

Emílio Figueira

 

Olá, tudo bem?

Eu lhe agradeço muito por você estar navegando neste site.

Falarei de mim, até mesmo como uma forma que eu me apresentar melhor.

Não sei se você já conhece a minha história. Quero lhe convidar a assistir a este pequeno vídeo que narra a minha história:

Bem, longe de mim querer ser um modelo para alguém seguir. Acredito que cada pessoa é capaz e deva construir a sua própria história. Mas vou lhe revelar um pouco das ações pessoais que me movem…

Quando eu adquiri paralisia cerebral durante o meu parto no final dos anos 60, ficando com sérios danos na fala e na coordenação motora, para grande parte das pessoas que me conheciam e para minha família eu já tinha o meu destino traçado.

Ser dependente das outras pessoas, isolado dentro das instituições. Ainda mais naquela época onde nós, pessoas com deficiência, vivíamos totalmente excluídos.

Só que tive o privilégio de participar nos anos 80 dos movimentos políticos da nossa classe. Colocamos a cara na rua para mostrar que existíamos e a “brigar” pelo nosso espaço na sociedade.

Vi nascer o conceito de Integração Social e anos depois o conceito de Inclusão Social e Escolar que se fortalece a cada dia.

Ao mesmo tempo fui alimentando uma filosofia:

Se eu não lutasse pelos meus objetivos de vida, ninguém iria lutar por mim!

E assim foi…

Hoje muitas pessoas se espantam ao saberem que, mesmo com paralisia cerebral, tenho três graduações, cinco pós-graduações e dois doutorados.

Tenho 66 livros editados, 97 artigos científicos publicados e, enquanto jornalista, já publiquei mais de 500 textos. Grande parte voltados às questões humanitárias!

Sou professor de pós-graduação, tenho vários cursos gratuitos online que monto sozinho e ofereço gratuitamente atingindo já mais de 30 mil pessoas. Viajo sozinho todo o Brasil fazendo palestras.

Enquanto muitos se espantam, em minha cabeça vejo normal tudo o que fiz e faço. Mesmo que momentos de preconceitos e discriminatório e minhas próprias dificuldades motoras muitas vezes exigiram mais de mim em termos de análises e estratégias de superação para chegar aos pontos desejados.

Vejo-me como uma pessoa que um dia levantou-se e colocou-se a caminhar rumo aos seus objetivos.

E essa caminhada será longa, pois ainda há muitos sonhos em meu coração!!!

 

OS MECANISMOS QUE ME MOVEM

Não estou aqui fazendo uma autoanálise. Mas o que posso concluir de mim mesmo e dos mecanismos que me fazem caminhar?

Sempre fui movido pela curiosidade de aprender e apaixonado por processos de criações. Se muitas coisas deram certo na minha vida, foi porque muito mais coisas e tentativas também deram erradas e muitos obstáculos sociais e atitudinais tive que superar.

Só que eu nunca as vi como fracasso e sim como acúmulo de experiência para corrigir erros e tentar novamente.

O que imagino e desejo, eu vou lá e me arrisco sem ficar pesando os prós e os contras. Meus feitos e criações são repentes que me dão e vou lá e executo, mantendo uma harmonia entre o pensar e o agir.

Diante de qualquer limitação que aparece por causa da minha deficiência, não exclamo que “não vou conseguir”, mas digo “eu vou tentar”!

Quando alguém me pede algo que realmente não sou capaz de realizar, apresento alternativa para compensar aquela tarefa.

Diante das dificuldades, eu nunca deixo de pedir ajuda quando necessito.

Gosto de fazer “pirraça” para os meus pensamentos limitantes; sempre que eles dizem que não sou capaz de fazer algo, vou lá e faço, mesmo que não seja exatamente como as demais pessoas, mas faço de meu jeito.

Sei que algumas coisas que faço ou escrevo apresentam erros, só que para mim o feito é melhor que o perfeito escondido em uma gaveta. Mais vale uma ideia mediana em prática que uma grande ideia só na mente.

Sempre estarei em busca de resultados para ajudar as pessoas e não de reconhecimentos para o meu ego!

 

MUNDO REAL E MUNDO IDEAL

O que quero realmente lhe mostrar com essa nossa primeira conversa?

Digo que existem dois mundos, o IDEAL, sobre como gostaríamos que as coisas e as pessoas fossem e o mundo REAL, o verdadeiro a nossa volta, mas que muitas vezes fugimos dele, tentamos evitá-lo por não está de acordo aos nossos desejos.

Quem vive no mundo IDEAL gera muito sofrimento psíquico e frustrações para si mesmo.

Quem vive no mundo REAL se descobre como ser humano, acha pontos de equilíbrios, aprende a lidar com suas frustrações e ansiedades, dentre outros fatores, descobrindo o quanto ele é muito mais fascinante em possibilidades e muito mais leve de se viver!

Se uma pessoa nasce ou adquire uma deficiência, tem alguma dificuldades ou desilusão ao longo da vida, isso será algo que ninguém pode mudar. Mas o importante mesmo, será o caminho que essa pessoa escolher. Ela pode se entregar e passar a vida se lamentando e se escondendo, ou reagir, buscando uma vida cheia de possibilidades!

“Entrevista fantástica com Emílio Figueira, um homem que nasceu com paralisia cerebral, mas não com paralisia de atitude. Nenhuma barreira o derrubou e hoje é um acadêmico e escritor de altíssimo gabarito”. Site InspiradaMente

  1. A MAIOR PARALISIA E A QUE NOS PARALISA DIANTE DAS BARREIRAS IMPOSTAS PELA VIDA O QUE NOS DEIXA NO MUNDO IDEAL E PERDEMOS O MUNDO REAL A FALA DE EMILIO EM QUE ELE DIZ TENHO QUE FAZER POR ME PORQUE NINGUEM VAI FAZER ME DESPERTOU PARA A VIDA.

  2. Sou aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia e também sou mãe e esses pate papo estão acrescentando muito em minha vida.

  3. Hoje a conversa foi significativamente importante para acreditar em meu projeto profissional. Tudo o que passamos na vida será sempre um aprendizado. Persistir, sou capazes, vou tentar, não há nada impossível. Abençoada conversa. Ansiosa pelo próximo encontro.

  4. Parabéns Prof. Dr. Emílio!
    Dificilmente encontramos textos dessa grandeza, que nos elevam enquanto seres humanos e nos impulsionam à superação dos obstáculos e principalmente aqueles que estão em nós mesmos para depois seguir em frente mais fortalecidos e enfrentar a sociedade padronizada que nos cobra perfeição.

  5. Parabéns Dr. Emílio!! Fiquei maravilhada com sua atitude diante da vida! És uma pessoa muito inteligente e batalhador! Exemplo sim a ser seguido!

  6. Muito interessante! E motivador pois se formos ver nas entrelinhas todos nós temos algum tipo de deficiência, pois como vc passamos por altos e baixos na vida, mas o importante é sermos resilientes, buscarmos passar por essas dificuldades, de maneira que nos fortaleça cada vez mais, tirando lições de tudo…Como aprendizado.

  7. Superação …um exemplo de vida …tenho orgulho de fazer seus cursos.. um ser humano iluminado …estou aqui em busca de conhecimento…quero aprender pra poder ensinar meus alunos …obrigada professor ..que Deus o proteja.

  8. Parabéns professor que Deus te abençõe que seus sonhos sejam todos realizados!!!! Que trabalho maravilhoso que desperta em nós coragem para vencer os desafios.

  9. Bom dia !! Parabéns sua história de vida é muito linda fiquei emocionada quando o senhor falou que morou e trabalhou em Bauru perto da minha cidade de Garça,professor quantas barreiras superadas , quantos sonhos realizados, muito obrigado por tudo você é um exemplo para nós a ser seguido

    1. Boa noite… Estou admirada com sua trajetoria é um exemplo a ser seguido. Parabéns fico feliz pode participar desse grupo de conversa,quero ler seus livros obrigada desde ja…..

  10. Parabéns pela sua atitude, você vence os obstáculos e incentiva muitos também a vencer, e nos mostra o quanto somos fracos em desistir de coisas que podemos ser capazes..

  11. Boa noite…Voce é um exemplo de superação, fico feliz em pode participar de desse grupo de conversa, quero ler seus livros. Parabéns admiro a sua perseverança…

  12. Como é bom encontrar pessoa assim como você! A sua experiência de vida nos ajuda a enxergar que entre o sonho e a realidade existe o querer, a força de vontade e persistência. Deus é bom!!!! em um momento tão desmotivante, encontro uma pessoa tão motivada para me ajudar.
    Obrigada!!!
    Flávia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *